Qual a diferença para o PABX Virtual e o PABX IP?

Qual a diferença para o PABX Virtual e o PABX IP?

Qual a diferença para o PABX Virtual e o PABX IP?

Apesar do avanço da internet mundialmente e o advento do 5G em nosso País, a telefonia ainda é muito útil para se comunicar rapidamente com clientes e fornecedores. Além de oferecer um contato mais direto e pessoal. Por isso é muito importante para qualquer empresa investir nesse setor. Mas você sabe o que é o Pabx Virtual e o Pabx IP? Eles são importantes funcionalidades da telefonia em uma empresa.

Quando vários colaboradores precisam usar o telefone ao mesmo tempo, o que é feito? Nesse caso a solução indicada é a implantação de uma central telefônica, ela elimina a necessidade de ter inúmeras linhas telefônicas por empresas de telefonia e isso gera uma diminuição de custos e muitos benefícios para as empresas.

Imagine se você tivesse que contratar uma linha de telefone fixo para cada colaborador? (Não se assuste isso ainda existe em várias empresas), Com o PABX isso não é mais um problema. E existem modelos com funcionalidades diferentes.

E aí fica a dúvida de qual o melhor. Por isso vamos mostrar qual é o mais vantajoso, entre Pabx IP ou Pabx Virtual e o porquê.

Se interessou? Então siga a leitura.

O que é Pabx e como ele funciona
Se por um acaso você ainda não sabe o que é um pabx ou apenas quer relembrar seu conceito, então vamos a sua definição. PABX é a abreviação do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange”. Em livre tradução para o português significa “troca automática de ramais privados”.

Ainda assim está confuso? Nós explicamos. Ele é um dispositivo que foi desenvolvido para distribuir linhas telefônicas para diversos ramais internos em uma empresa. Sua finalidade é ligar diferentes telefones a uma linha de telefone externa. Ou seja, é um dispositivo que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil.

Quando a empresa vai crescendo e vários colaboradores vão precisando usar o telefone ao mesmo tempo, nessa situação é indicada a implantação de uma central PABX.

Porque ela elimina a demanda de ter inúmeras linhas fornecidas por empresas de telefonia e isso gera uma diminuição de custos.

Além disso, uma central telefônica fornece gerenciamento telefônico com muitas funcionalidades, como atendimento automático, Siga-me, relatórios de chamadas e comunicação entre ramais. Implementar esses recursos sem um PABX seria bastante complexo.

Isso porque o sistema funciona da seguinte forma: otimiza a comunicação, pois todos ou a maioria dos colaboradores podem ter um ramal exclusivo sem aumentar os custos fixos da empresa.

Os ramais agilizam os atendimentos telefônicos e ajudam a elevar a produtividade da equipe. Explicado o que é Pabx vamos então as suas variações.

Quais os tipos de PABX
Como já mencionado no início do texto, existem diversos tipos de PABX. Eles vão do mais convencional até os mais modernos.

E ao contrário do que muitos pensam, escolher dentre os tipos de PABX disponíveis no mercado deve ser uma tarefa realizada com o mesmo afinco utilizado para definir a infraestrutura, a comunicação interna e a equipe de trabalho da sua empresa.

Isso porque, assim como esses outros fatores, a escolha pelo modelo de PABX pode ser determinante para vencer a concorrência e proporcionar um serviço de atendimento ao cliente com excelência.

Por isso é importante ressaltar que antes do Pabx IP e do Pabx Virtual, vieram o PABX Híbrido, PABX digital e o PABX analógico.

PABX IP
O Pabx IP apresenta uma enorme quantidade de recursos disponíveis. Ele opera como um provedor — ou seja, sua rede é integrada em uma única interface —, o que torna sua utilização mais simples.

Os ramais são virtuais e fazem ligações gratuitas entre filiais que tenham sistemas conectados. O PABX IP funciona com qualquer operadora seja ela convencional ou VoIP.

Dessa forma, o cliente é encaminhado para o departamento em que deseja atendimento com maior rapidez e eficiência. Isso sem que seja preciso passar por diversos atendentes — o que torna o processo muito mais prático para ambas as partes.

Depois dessa contextualização sobre o Pabx IP vamos as vantagens que ele proporciona:

possibilidade de customização — a estrutura se molda conforme a demanda da empresa;
capacidade de ramais contratada na implantação;
facilidade para realizar a configuração do sistema;
possibilidade de conexão com computadores e com outros sistemas PABX;
fila de chamadas;
possibilidade de gravação de chamadas.

O método para configurar o PABX IP é feito por empresas especializadas. É preciso ter os seus dados em mãos e digitar o IP do seu PABX no navegador. Em seguida, é feito o preenchimento dos dados.

É importante estar atento, pois alguns modelos têm um acesso padrão, o que pode dificultar o processo.

PABX Virtual
O PABX Virtual, que também pode ser chamado de Pabx em Nuvem é um tipo de PABX muito similar ao PABX IP. A diferença deles está no armazenamento de informações.

Ao invés de serem armazenadas em um hardware ficam em um software na nuvem.

Essa tecnologia faz o roteamento da voz humana por meio da Internet e geralmente tem tarifas mais baixas para chamadas de longa distância. Para saber o mais sobre VoIP clique aqui.

O sistema VoIP é uma das melhores soluções para as empresas que querem levar o atendimento ao cliente à excelência. Ao implantá-lo, você pode implementar a URA (Unidade de Resposta Audível), que atende os contatos com uma gravação personalizada.

Além de todas as vantagens já citadas acima, com o PABX Virtual é possível:

· Ligar em ramal remoto sem internet dedicada;

· Uma integração facilitada com outros sistemas;

· Uma instalação VoIP facilitada;

· Uma implementação de recursos de forma mais barata.

Ou seja, a maioria dos serviços disponíveis com o PABX IP também estão no PABX Virtual. Mas com o diferencial de um investimento financeiro muito menor, e uma implantação muito rápida.

Qual devo escolher para minha empresa?
Essa resposta depende exclusivamente das necessidades e demandas do seu negócio. Portanto é aconselhável observar e analisar o momento que sua empresa está vivendo e o que está sendo planejado para o futuro.

Mas como pudemos observar pelas funcionalidades oferecidas, o mais moderno é o Pabx Virtual. Isso porque além de englobar as funcionalidades do Pabx IP, ele mantém tudo em um sistema em nuvem.

Dessa forma sua instalação e manutenção são mais simples e rápidas, além de propiciar atualizações constantes de tecnologia e serviços. Esse é o Pabx que vai acompanhar o crescimento e evolução do seu negócio.

Esperamos que com as informações passadas ao longo deste texto você tenha visto as diferenças entre o Pabx Virtual e o Pabx IP e descoberto qual é o mais adequado para o seu negócio.

Se interessou pelos nossos serviços ou tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco, temos o melhor PABX em Nuvem do mercado e com o melhor suporte.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp MEU PABX IP Whatsapp MEU PABX IP